O Seu Lar De Idosos Em Lisboa

sala de convívio do lar de idosos em Lisboa Clece Vitam - Domus Areeiro

2020 foi o ano em que o mundo conheceu uma nova realidade. Em Portugal, a pandemia fez-se sentir e mais ainda nos lares de idosos em Lisboa. A Clece Vitam conta já com duas residências sénior em Portugal, um em Fátima e o outro em Lisboa, sempre se esforçou para se distinguir positivamente das restantes em Lisboa. Fomos pioneiros da resposta ao COVID-19, a Clece Vitam comprou a “Amália”. A Amália não é nem mais nem menos do que o Robot que nos desinfeta o lar de idosos em Lisboa todos os dias. Foi concebida, inicialmente, para melhorar a higiene dos espaços. O uso do Robot Amália é tão simples que acabámos por utilizá-la para todas as superfícies, mobiliários, etc. Tem sido uma grande aliada nos tempos de COVID-19, graças a todas as medidas que tomamos a tempo e rigorosamente, conseguimos ficar bem longe da trágica realidade de alguns lares de idosos em Lisboa. Sempre foi importante para nós que os nossos residentes mantivessem o contacto com as suas famílias, então depressa agilizamos todo o processo, acrescentamos ainda videochamadas 2x por semana.

Equipamentos Do Lar De Idosos em Lisboa

Graças às nossas instalações novas, modernas e amplas, o nosso lar de idosos em Lisboa está preparado para isolar algum residente caso este tenha algum sintoma ou chegue mesmo a testar positivo. Sempre com todos os EPI’S (equipamento de proteção individual), os nossos colabores prestam auxílio a quem se encontrar isolado e aos restantes residentes. Para proteção dos nossos residentes e colaboradores, o nosso lar de idosos em Lisboa decidiu adquirir um gerador de ozono 03, que consiste num desinfetante gasoso, que tem uma ação destrutiva, rápida e eficaz contra vírus, bactérias e fungos que se encontrarem nas superfícies. O gerador é ainda responsável pela destruição de microrganismos responsáveis pelos maus odores.

Desinfeção por UV LIGHTSTRIKE GERM-ZAPPING ROBOT
ORIGINAIS_ATIVIDADES_9

Atividades

Durante todo o processo, a equipa técnica da nossa residência sénior em Lisboa teve que se reinventar: animadoras socioculturais, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, etc, com o propósito de criar novas atividades, novos projetos, novas dinâmicas, para que os residentes ocupassem o seu tempo e não se focarem na realidade do exterior. Criaram-se atividades sugeridas pelos nossos residentes, reforçámos o apoio psicológico junto dos residentes e das respetivas famílias, o projeto “Neuromotor” criado pela nossa fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, que consiste no trabalho individual e em grupos com os residentes para trabalhar as suas capacidades e diversos níveis.

Testagem e Protocolos

Todos os lares de idosos em Lisboa sofreram com toda esta pandemia, porém cabe a cada um deles criar o máximo de ferramentas para proteger os seus residentes e colaboradores. Desde Outubro que a Clece Vitam testa todas as semanas os seus residentes e colaboradores, sem qualquer custo para as famílias. Isto permite-nos ter a situação um pouco mais controlada dentro dos nossos lares, visto que Lisboa sempre foi um dos principais focos com maior número de casos ativos. Arriscamo-nos a dizer que somos o único lar de idosos em Lisboa que testa os seus residentes e colaboradores todas as semanas.

Ainda assim, por mais que tenhamos o Robot Amália, o gerador de ozono e os testes ao COVID todas as semanas, é difícil um lar se preparar para a época natalícia. Felizmente, temos famílias consciencializadas da realidade e foram poucas as que realmente levaram os seus familiares às suas casas. A este nível, conseguimos ter então instalações para todos os residentes que saíram, fazerem a respetiva quarentena.

Com todas estas medidas, cuidados, esforço da equipa técnica, colaboradores, residentes e as suas famílias, talvez possamos dizer que fomos dos poucos lares de idosos em Lisboa que não teve nenhum óbito derivado do COVID-19.

Entre em contacto connosco para saber mais.

Clece Vitam - Domus Areeiro